segunda-feira, 8 de junho de 2009

Secretária de Saúde fala sobre CMES e CMI

No dia 05 de junho, a Secretária Municipal de Saúde Janice Vielmo Cáceres, concedeu entrevista ao Blog do CRAS.Confira as novidades acerca do Centro Municipal de Especialidades em Saúde (CMES) e do Centro Materno Infantil (CMI):

Blog: O que é um Centro Municipal de Especialidades em Saúde?
Janice: O nosso município é certificado em gestão de atenção básica, mas fazemos também ações de média complexidade, que são procedimentos um pouco mais complexos que os de atenção básica.
No CMES pretendemos ampliar a atenção em média complexidade com serviços de odontologia (através do Centro Municipal Especializado), fisioterapia (através do Centro Municipal de Fisioterapia) e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). No futuro pretende-se contratar outros profissionais especialistas para atender no local. Vai estar localizado na rua Borges de Medeiros, n° 608.

Blog: Qual é o investimento? E de onde vem os recursos?
Janice: Até então foi investido R$ 160.000,oo na compra do prédio e, atualmente, estão havendo reformas que ainda não tenho como estipular dados sobre o montante investido. Os recursos são municipais.

Blog: O que a comunidade pode esperar deste projeto? E qual a previsão de inauguração?
Janice: A comunidade poderá no futuro contar com serviços que até então não oferecemos. Será um dos poucos municípios da região com essa estrutura. Esperamos inaugurar no início de 2010.

Blog: E sobre o Centro Materno Infantil? O que tem a dizer?
Janice: O CMI está às vésperas de inauguração. Acreditamos que, no máximo, em 45 dias estaremos com o serviço implantado. O CMI localiza-se no bairro João de Deus, ao lado da escola José Batista Pompeu.O prédio, com 2 pisos, contará com serviços médicos, odontológicos, de enfermagem e ACS (Agentes Comunitários de Saúde), no térreo. Estas atuações farão parte da Estratégia Saúde da Família.
No andar superior funcionará o CMI, que visa atender gestantes e crianças através de atendimentos de ginecologia e obstetrícia, pediatria assim como terá uma Sala Municipal de Vacinação.
Blog: Considerações finais:
Janice: A implantação do CMES é um avanço em saúde pública para o nosso município. Com uma atenção básica bem estruturada refletida em bons indicadores de saúde, teremos com o CMES uma oferta de ações que atenderá integralmente o paciente, diminuindo assim os encaminhamentos a outros municípios e atendendo às necessidades da população.

A equipe do Blog do CRAS agradece a colaboração e a disponibilidade da Secretária Janice Vielmo Cáceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.